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Como planejar ações de marketing neste período de crise?

Como planejar ações de marketing neste período de crise?
 
Em entrevista, Silvia Sfeir, professora do Insper, fala sobre desafios, oportunidades e estratégias para enfrentar este momento
 
Seguindo os esforços conjuntos de toda a Comunidade Insper para mitigar o impacto do vírus Covid-19, estamos publicando uma série de entrevistas com professores, gestores e diretores para abordar ações realizadas pela nossa escola, além de dicas e orientações nas mais diversas áreas para colaborar com a superação dos desafios deste período.
 
Na entrevista a seguir, Silvia Sfeir, professora do Insper, analisa os principais impactos da crise gerada pelo novo coronavírus na área do marketing:
 
1) Quais os principais desafios trazidos pela crise do coronavírus para a área de marketing?
 
​É uma hora importante para destacar sua marca no momento de crise que o mundo está vivendo. O que ela está contribuindo no ambiente que ela está? Empresas que estão usando seu negócio para atender as necessidades do mercado, sendo solidária neste momento e criando empatia com seus consumidores, ganharam mais prestígio e imagem no mercado. Por exemplo, algumas plataformas de streaming estão fornecendo acesso gratuito durante a quarentena. Outras empresas estão fazendo doações de garrafas de álcool em gel.
 
2) No ponto de vista do marketing, quais as principais oportunidades que este período de crise pode gerar para as empresas?
 
Devemos estar preparados com estratégias inteligentes para quando a vida voltar ao normal. Portanto, é importante se aproximar do seu cliente-alvo usando mídias digitais com maior intensidade. As pessoas em casa acessarão com mais intensidade e frequência a internet. Os hábitos dos consumidores dentro de casa trarão oportunidades para vários negócios como entregas de refeições, supermercados, farmácias, entre outros. Se alguns dos negócios existentes se reinventarem e atingirem seu consumidor em casa, eles sairão desta crise mais fortalecidos.  Cursos podem ser dados de forma remota, personal trainers estão dando as suas aulas on-line, ou seja, cada um se reinventa para que seu negócio sobreviva neste momento.  Durante este período de quarentena, a população está com outros hábitos e é preciso entender este momento para atendê-los de uma forma efetiva. A pergunta que fica é, como eles serão depois da quarentena?
 
3) Como devem ser planejadas as ações de marketing nesse período?
 
Devemos estar nos canais onde nossos consumidores estão, acessando e mantendo nosso produto/serviço bem posicionado com frequência e sequência.  Quem não usava o marketing digital para falar com seus clientes, hoje está repensando suas estratégias. Recebi estes dias, no meu whatsapp, um serviço de entrega dos feirantes perto da minha casa. Fiquei surpresa e vi que cada negócio está encontrando sua maneira de mantê-lo através das ferramentas que conhecem e têm maior familiaridade.  Importante criar novas soluções para clientes acessarem seus produtos/serviços. Aí entra a criatividade e inovação em como vamos entregar valor ao cliente.
 
4) Quais principais aspectos devem ser levados em consideração em ações de marketing digital neste momento? 
 
Segundo a empresa de pesquisa Global WebIndex, com sede em Londres, o Brasil é o segundo país a usar mais tempo as mídias sociais entre 45 países Portanto, neste tempo de coronavírus, nosso país está ainda mais aberto e com tempo para usar as essas mídias. É uma ótima oportunidade para os profissionais de marketing inovarem em suas campanhas e conversarem com seu mercado-alvo.  Vale usar as várias ferramentas para se comunicar com seus clientes. Se ele lê notícias nos portais, esteja no portal. Se assiste mais canal aberto, anuncie mais off-line. Caso esteja no Facebook, esteja lá também. Planeje suas ações estratégicas usando os canais digitais. Você terá boas surpresas com o resultado.
 
5) Ações off-line também devem ser consideradas como opções viáveis de divulgação?
 
Se o seu público-alvo está nas mídias off-line, você também deve estar lá. Fica a dica.
 
Silvia Sfeir é Mestre em Administração de Empresas, executiva com 30 anos de experiência nos mercados de serviços, agrícola e farmacêutico no Brasil e América Latina. Professora de Marketing na Pós-Graduação do Insper e Diretora da Bayer S/A.
 












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