Hora certa:
 

Colunas

A importância das novas tecnologias na indústria da saúde

O papel da tecnologia na área da saúde reformulou a forma como olhamos para o atendimento ao paciente, a gestão hospitalar, a descoberta e a inovação de melhores medicamentos e a previsão do curso do tratamento com base principalmente em dados. Como resultado, esses avanços estão revolucionando o sistema de saúde para se tornar mais proativo, personalizado e conveniente.

Os desenvolvimentos atuais no setor de tecnologia da saúde estão levando as coisas cada vez mais longe, e novas possibilidades estão se tornando presentes no cotidiano. A pandemia de Covid-19 revelou recentemente as lacunas e ineficiências dos sistemas de saúde em todo o mundo, e os mais novos desenvolvimentos tecnológicos na área estão recebendo mais atenção do que nunca.

A importância da tecnologia na área da saúde está profundamente enraizada. Da Internet das Coisas Médicas (IoMT), a Inteligência Artificial (IA) e aprendizagem profunda, a tecnologia agora está abrindo caminho para fornecer gerenciamento rápido de cuidados e, em caso de emergências, reduzir as vítimas, fornecendo acesso em tempo real ao histórico do paciente - tudo com apenas alguns toques em uma tela.

O principal objetivo de qualquer avanço tecnológico é otimizar os sistemas atuais, facilitar o trabalho do médico e, em geral, melhorar o atendimento ao paciente, reduzindo o erro humano e ainda diminuindo custos e garantindo uma experiência perfeita por toda parte.

O puro desejo de fazer melhor impulsionou o setor de TI da saúde a oferecer melhores tratamentos usando big data, realidade virtual, tecnologia móvel, dispositivos médicos portáteis, telessaúde e muito mais. Um melhor gerenciamento de dados e sistemas alimentados por inteligência artificial podem tornar mais fácil para os médicos agilizar seu fluxo de trabalho e mudar a maior parte de seu foco em oferecer um excelente atendimento ao paciente.

O papel do Big Data na saúde

O Big Data realmente provou que vale a pena na pandemia de Covid-19. Desde rastrear a exposição ao vírus até quebrar o genoma do vírus, os sistemas que dependem de Big Data podem funcionar de forma mais rápida e eficiente do que os pesquisadores humanos jamais poderiam. Esses sistemas serão o futuro do diagnóstico.

A era atual é assustadora em termos de saúde pública, mas também devemos lembrar que tempos de agitação geram maior mudança social e tecnológica. A pandemia do coronavírus está provando ser um momento de inovação para os sistemas públicos de saúde, e o futuro parece brilhante para o setor médico. Uma gama de novas tecnologias de saúde está sendo estudada, e seus usos nos permitirão fazer coisas na medicina com as quais só sonhávamos antes.

A ascensão dos Dispositivos Médicos Vestíveis

De acordo com o relatório global Wearable Medical Device Market, a estimativa é de que o mercado global de dispositivos médicos portáteis atinja um valor de mercado superior a 27 milhões de dólares em 2023. A demanda gera inovação. Hoje, as empresas de saúde estão sendo proativas e investindo em tecnologia wearable, que pode fornecer dados atualizados sobre a saúde de um paciente e avisar com bastante antecedência em caso de um grande caso de saúde.

Oferecendo cuidados usando Realidade Virtual

A Realidade Virtual (RV) ocupa um lugar especial quando falamos sobre a importância da tecnologia na área da saúde. Suas inúmeras aplicações estão mudando a maneira como os médicos estão tratando os pacientes. O uso da RV vai além de apenas ajudar os pacientes, também pode auxiliar os cirurgiões a planejar melhor cirurgias complicadas e os médicos podem usar a tecnologia para aprimorar suas habilidades.

Transações de facilitação de Blockchain

Blockchain foi inventado pelo Bitcoin para facilitar a troca de criptomoedas - mas seu uso em outros setores estão sendo explorados. Por exemplo, ele pode ser usado para compartilhar dados de pacientes para que seja seguro. Pacientes e médicos podem ter acesso imediato a registros onde quer que estejam, e podem transferir registros instantaneamente entre hospitais, instituições e profissionais de saúde.

Embora algumas pessoas possam não levar a tecnologia Blockchain muito a sério (acreditando que não terá um impacto significativo) na realidade, essa tecnologia pode desempenhar um papel fundamental na manutenção de registros financeiros e registros eletrônicos de saúde precisos e seguros. Portanto, não é surpresa que as empresas da área de saúde estão investindo nesse mercado.

As maravilhas da Telessaúde

Os serviços de telessaúde vieram à tona em 2020, quando a pandemia de Covid-19 introduziu uma nova maneira de atender os pacientes. Mesmo quando não há pandemia, o Virtual Care é particularmente benéfico para pacientes que vivem em áreas rurais ou remotas e não podem viajar regularmente para encontrar especialistas médicos.

Por exemplo, considere um paciente com uma doença contagiosa. Apesar de todas as medidas de proteção que um paciente toma, ainda há o risco de que a doença possa se espalhar para outras pessoas na clínica. Uma visita de vídeo elimina completamente esse risco. Pacientes que não têm uma condição transmissível também se beneficiam da Telessaúde.

Com os avanços do Big Data, Dispositivos Médicos Portáteis, Realidade Virtual, Blockchain, Telessaúde e muito mais, os profissionais de saúde em todo o mundo estão em um lugar muito melhor para gerenciar o atendimento hospitalar e pós-hospitalização de seus pacientes. Essas tecnologias refinaram significativamente os processos. Da gestão preditiva à preventiva da saúde, o objetivo agora é oferecer o melhor atendimento possível, fornecer informações suficientes nas mãos dos pacientes para que eles possam se sentir capacitados sobre sua saúde.

Marcelo Carreira é Diretor de Marketing da Access.


 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 3.239.50.33 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)