Hora certa:
 

Colunas

Líder ou Gestor, entenda a diferença

Quando se fala em engajar pessoas e gerar resultados por meio delas, o que te parece mais atraente: focar em processos e indicadores a serem seguidos ou focar em relacionamentos? Antes de tomar uma decisão, deixe-me esclarecer as consequências da falta de cada um deles. Sem processos e indicadores, a maior chance é a de que os resultados sejam dúbios ou inexistentes ou até mesmo que a produtividade geral da equipe seja inferior ao potencial dela. Sem bons relacionamentos, não há lealdade entre o líder e o liderado, além do fenômeno global de desengajamento, em que as pessoas simplesmente não tem vontade de trabalhar.

Dito isto, pare e reflita sobre a pergunta inicial: qual te parece mais interessante: processos ou relacionamentos? Caso você não tenha respondido, com firmeza, ambos, sugiro que leia este artigo com extrema atenção.

Existe uma grande diferença entre um gestor e um líder. Um gestor é, em geral, alguém responsável por determinado resultado ou processo em uma empresa. Ao passo que um líder não necessariamente possui um título específico, mas tem seguidores e o engajamento deles.

Agora sim, respondendo à pergunta inicial, afirmo categoricamente que ser apenas um bom líder ou um bom gestor é um tremendo erro e desperdício de potencial.
Um gestor sem habilidades de liderança não consegue extrair o melhor de cada colaborador, pois não é capaz de engajado o time a trabalhar da melhor forma. Um líder sem habilidades de gestão, apesar de ter pessoas que se esforçam por ele, não consegue os melhores resultados, pois é incapaz de planejar, organizar e medir resultados. Portanto, idealmente, esforce-se para ser um excelente gestor e um líder cada dia melhor.

Dito disto, não é trivial se desenvolver essas duas áreas. Existe uma infinidade de conteúdos e metodologias sobre o assunto, de forma que se torna difícil até saber por onde começar. Nesse sentido, reflita sobre os seguintes pontos, principais, sobre como alcançar a excelência na gestão e liderança.

Gestão:

Quando se fala em gerir, tenha em mente que estamos tratando de gerenciar processos ou projetos. Isso significa acompanhar resultados e indicadores. Isso ocorre através de ciclos sucessivos de planejamento, execução, medição de resultados e ajustes.

Liderança:

Liderar é a arte de engajar pessoas a fazer algo ou atingir determinado resultado. Engajar nesse sentido está relacionado a despertar a vontade e motivação para que o time faça o que tem de ser feito por vontade própria, não somente por que foram mandados.

Entendeu como existe uma grande diferença entre liderar e gerir? De toda forma, como você já deve ter percebido, uma boa liderança favorece uma boa gestão e vise versa. Focar somente em resultados e indicadores pode causar quebras de relacionamento no time, ao passo que focar somente em relacionamentos pode tornar a equipe acomodada e sem direção.

Ao se tornar um excelente gestor e líder, você será capaz de tracionar resultados incríveis através de seus times e será extremamente valorizado por isso. Engajar e gerir pessoas é uma das habilidades mais relevantes para o desenvolvimento de carreiras e negócios, torço para que, ao ler até aqui, você tenha despertado insights poderosos para acelerar sua trajetória pessoal e empresarial.




Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 44.200.30.73 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)