Hora certa:
 

Colunas

Por que apostar em um marketplace para a indústria farmacêutica?

A necessidade de construir novos modelos de negócios, conectar-se de forma on-line e trazer inovações à área de atuação deixou de ser o futuro para se tornar o presente. Todos os mercados estão se adaptando e com o segmento farmacêutico não é diferente. Na verdade, o cenário que envolve a saúde e o bem-estar da população precisou se transformar. Afinal, a mudança do comportamento do consumidor afetou diretamente todos os canais de comunicação entre a indústria e o varejo. 

Em meio às tendências digitais, estratégias omnichannel ganham cada vez mais força e o poder do marketplace em benefício do setor emerge nesse contexto. Hoje, já é possível contar com uma tecnologia que integra os vários agentes da cadeia, facilitando a comunicação e negociação entre farmácias, distribuidoras e indústrias farmacêuticas. Para se ter ideia, mais de 70 mil farmácias e drogarias no Brasil já conseguem comprar diversos medicamentos e correlatos com preços diferenciados.  

Assim, fica muito mais fácil aproximar a indústria dos PDVs ideais para o negócio. Em outras palavras, a solução pode ser considerada uma rede social B2B, que permite gerenciar estoques, fluxos logísticos e relações comerciais - processos que, antes, eram complexos. Ainda toda a facilidade de conexão vai ao encontro das necessidades de pacientes, hospitais e clínicas, garantindo o acesso a medicamentos de qualidade, com valores e condições acessíveis. 

Entre as principais vantagens em pauta ainda destaco: 

Apoio às estratégias comerciais  

A tecnologia promove visibilidade de toda a operação em tempo real. Assim, é possível compreender melhor diferentes cenários, comportamentos de compra e aplicar descontos e outras táticas por região, por exemplo, proporcionando trabalhar sortimento, mix de produtos, combos, cupons e campanhas pontuais. A compra autônoma também é muito favorecida. 

Maior alcance de PDVs e distribuidores 

O marketplace que conecta todos os atores da cadeia também proporciona uma capilaridade expressiva de integração com distribuidores. É uma plataforma que traz soluções agregadas, mantendo atendimento para diferentes players nos diversos canais. Ainda com o looping dos pedidos, uma farmácia consegue permanecer sempre abastecida, minimizando a ruptura, os impactos da falta de estoque, ou problemas pontuais de crédito do ponto de vendas. 

Redução de custos 

Com diferentes modalidades comerciais e personalização para atender necessidades específicas, privilegiando o ambiente on-line, é possível escalar vendas e, ao mesmo tempo, otimizar toda a operação, reduzindo custos.  

Importância de contar com um parceiro conceituado no mercado 

Todas essas facilidades só poderão ser alcançadas por meio de uma parceria estratégica que integre toda a cadeia de valor na área da saúde e do bem-estar, favorecendo modelos de negócios e iniciativas disruptivas. Investindo na inovação certa, é possível contar com o mais importante núcleo de serviços especializados no setor. 

Dessa maneira, à medida que a tecnologia continua a moldar a indústria farmacêutica, o marketplace pode desempenhar um papel crucial na melhoria da saúde global, suprindo muitos desafios e revolucionando a forma como os medicamentos são distribuídos, comprados e disponibilizados para todos. 

Rodrigo Ferreira é gerente de comercial e trade da InterPlayers, o hub de negócios de saúde e bem-estar  

 

 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 44.210.99.209 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)