Colunas
POR QUE VALIDAR O PROCESSO DE TRANSPORTE DE PRODUTOS DE CADEIA FRIA?
POR QUE VALIDAR O PROCESSO DE TRANSPORTE DE PRODUTOS DE CADEIA FRIA?
A Organização Mundial de Saúde afirma que 50% das vacinas em todo mundo chegam sem condições de uso aos pacientes. A cada dez pessoas vacinadas, cinco não estão protegidas.
A garantia de ter o produto entregue de forma segura vai além das exigências dos órgãos reguladores. A preocupação dos laboratórios e empresas farmacêuticas é manter o produto em temperatura ideal no transporte sem que altere suas características.
Com armazenamento e transporte incorretos de vacinas, exames laboratoriais, medicamentos e sangue é impossível garantir a qualidade do produto em trânsito sem levar em consideração a embalagem e os elementos refrigerantes ideais para a sua manutenção térmica.
Cadeia fria é um sistema de conservação, manejo, transporte e distribuição dos produtos perecíveis, que contempla desde a sua saída do laboratório fabricante até o cliente final, conservados em temperatura ideal com eficácia, estabilidade e características físico-químicas asseguradas.
Quando ocorrem falhas nesse sistema, a saúde do paciente é colocada em risco, pois a exposição a temperaturas inadequadas faz com que os medicamentos percam o efeito esperado, podendo, muitas vezes, trazer consequências graves para toda a população.
Fonte: Polar Técnica Comercial e Industrial Ltda.