Após uma minuciosa avaliação e recomendação favorável, a Conitec - Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde - abriu a consulta pública sobre a incorporação do citrato de tofacitinibe para o tratamento de retocolite ulcerativa (RCU) ativa moderada a grave em pacientes adultos com resposta inadequada, perda de resposta ou intolerantes ao tratamento prévio com medicamentos sintéticos convencionais. O prazo para que sejam apresentadas as contribuições termina em 17 de maio de 2021 pelo link:
http://conitec.gov.br/consultas-publicas.
A Consulta Pública é um mecanismo de participação social que concede a oportunidade de contribuição e opinião dos interessados nas decisões de saúde, garantindo voz aos pacientes, familiares e à população em geral nos processos regulatórios.
O citrato de tofacitinibe está disponível em comprimidos, para administração oral o que pode facilitar a adesão e continuidade do tratamento. O medicamento age dentro das células, inibindo a janus quinase (JAK), uma proteína importante nos processos inflamatórios característicos de algumas doenças inflamatórias crônicas, como a RCU.
Esta doença é caracterizada pela ocorrência de episódios de inflamação restrita à mucosa do cólon e pode também envolver o reto. Os pacientes apresentam diarreia, podendo estar associada a presença de sangue. Além disso, os sintomas incluem dor abdominal, urgência, incontinência e tenesmo, que se apresentam de forma gradual e progressiva, podendo estender-se por várias semanas.