Notícias
Farmácias e drogarias têm abastecimento garantido mesmo com aumento de demanda
O Brasil continua vivendo uma realidade atípica e pior que em 2020, com o agravamento dos quadros de Covid-19 e as mais de 400 mil mortes registradas até o momento. Os números de diagnósticos e mortes são significativos e não podem ser negligenciados de maneira alguma. Diante deste cenário, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) informou que continua em seu propósito de abastecer farmácias e drogarias do País todo de forma ininterrupta. De acordo com o presidente da entidade, Vinícius Andrade, o mínimo que se pode fazer no momento é garantir acesso à saúde a todos.
Ele recomenda que haja um equilíbrio de estoque para que a ruptura não aconteça e ao mesmo tempo, o fluxo de caixa seja otimizado. "O mix da farmácia é bastante amplo e um abastecimento com velocidade e com alto índice de atendimento é essencial para atender a demanda dos pontos de venda, que são essenciais e não podem parar", diz.
Andrade ressalta que o distribuidor é o único canal de atendimento direto que consegue agilidade e qualidade necessárias para um abastecimento rápido e com alto nível na entrega do serviço.
Com a pandemia, algumas mudanças aconteceram, mas a principal delas é a que envolve o mix, o que fez com que toda a cadeia precisasse se adaptar. "Assim, o distribuidor assumiu um papel ainda mais importante, justamente com a oferta de velocidade de adaptação aos clientes."
No que diz respeito aos prazos, eles caíram de acordo com as categorias, volumes e estratégias de cada canal. Andrade informa que esta é uma negociação que vai variar de fornecedor a fornecer, cliente a cliente.
Veja outras notícias