Notícias
Takeda abre diálogo sobre religiosidade e espiritualidade entre colaboradores e lideranças
Lançado em 2019, o Programa de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) da Takeda tem se consolidado a cada ano. A conquista mais recente do projeto foi a criação do Comitê Religiosidades e Espiritualidades, ao lado dos demais cinco grupos: Gênero, LGBTI+, Racial, Pessoas com Deficiência e Gerações. Além disso, a novidade, que partiu de uma sugestão de um colaborador, reforça a cultura da empresa.
Valorizamos muito as contribuições de nossas pessoas e o diálogo aberto. Como uma empresa de 240 anos e valores sólidos desde a sua fundação, temos o intuito de ampliar a discussão e aprofundar o olhar a respeito das inúmeras possibilidades de exercer a religiosidade e a espiritualidade para que possamos, assim, oferecer um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo, seguro, diverso e livre de discriminação, destaca Renata Campos, presidente da Takeda no Brasil.
De acordo com Eliane Pereira, diretora de Recursos Humanos e embaixadora do Comitê Religiosidades e Espiritualidades da Takeda, a receptividade dos colaboradores foi excelente. Este é o comitê com maior número de adesão. De um total de 131 inscritos para os seis grupos, tivemos 35 apenas para esse tema. E a primeira pauta já está definida: compartilhar com os profissionais da Takeda os diversos tipos de religiosidades e espiritualidades existentes para gerar conhecimento e melhor entendimento sobre os temas, comenta Eliane.
Segundo o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, em 2019, foi registrado um crescimento de 56% nas denúncias de intolerância religiosa no Brasil. Estima-se que a falta de informação sobre as culturas religiosas pode ter aprofundado a questão no País1. Ao mesmo tempo, 40 grupos religiosos foram reconhecidos no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, ano em que o último Censo foi realizado2.
Reconhecimento
A Takeda realiza, desde 2019, um intenso trabalho na busca por um ambiente inclusivo, seguro, diverso e livre de preconceitos por meio do Programa de Diversidade, Equidade & Inclusão. Reflexo desses esforços são as premiações conquistadas em 2021 como GPTW 50+, GPTW PCD e GPTW LGBTQI+.
Veja outras notícias