Notícias
Zodiac mostra crescimento de 33% no primeiro trimestre deste ano e se aproxima das farmácias independentes e associativismos
Após adotar novas estratégias de relacionamentos com o mercado, a Zodiac Produtos Farmacêuticos, empresa do grupo Adium, um dos 10 maiores grupos farmacêuticos da América Latina com presença em 18 países, obteve um crescimento em vendas no varejo de 33,8%, no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse é um índice três vezes maior do que o crescimento médio no mercado (11%) no mesmo período, de acordo com dados IQVIA. O resultado é fruto da estratégia de aumentara sua participação em pontos de venda no Brasil. Na prática, isso corresponde a mais de 10 mil pontos de distribuição.
"Desde o início de 2021, adotamos uma cultura voltada ao cliente e isso começa a ser potencializado e mostrar seus frutos. Criamos uma estrutura que começou a ser implementada e que está dando visibilidade no mercado para marcas tradicionais como Condroflex, Dutam, Pyridium e Prebictal. São campanhas, ações no PDV, iniciativas de trazer o produto para frente do balcão para a linha OTC com o Pyridium", conta Daniel Vaie, diretor comercial e de trade marketing da empresa.
Nesse contexto, as regiões norte e nordeste estão recebendo uma atenção maior pela carência de distribuição. Até junho, há um plano exclusivo para as regiões para facilitar o acesso aos produtos nos diversos canais de vendas, de redes nacionais até regionais e varejo independente. "É uma região com um grande potencial para aumento da presença das nossas marcas", explica Vaie.
Essas iniciativas colocam a Zodiac mais perto de seus clientes com seus mais de 80 produtos comercializados no país. Todo o processo também ganhou em tecnologia, agora os representantes contam com o "Transfer Order", uma plataforma digital que transfere o pedido direto da farmácia para o distribuidor, isso deixa a empresa também mais próxima dos distribuidores.
"Este é um ano de potencializar a capacidade da Zodiac no Brasil. São os primeiros passos nessa direção, mas que já se mostram muito eficientes nos resultados. Queremos levar saúde e qualidade de vida para nossos clientes e pacientes", finaliza o diretor.
As iniciativas acontecem depois da companhia registrar crescimento no país. A Zodiac, subsidiária do grupo Adium no Brasil, alcançou um faturamento bruto de R?900 milhões de reais em 2021, com crescimento de 20% comparado a 2020, segundo dados do IQVIA. A sede brasileira conta com 700 funcionários e sua fábrica está instalada na cidade de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
Consumidor
Nesse processo, a estratégia adotada pela empresa também impacta na outra ponta: o paciente. Um dos programas adotados nesse sentido é o "De Repente 30", em uma alusão descontraída com o cinema. A ideia é adequar a quantidade de medicamentos no blister ao tratamento, sendo assim, os blisters passam a conter 30 unidades ao invés de 28.
Ainda com foco no paciente, a Zodiac ampliou o escopo do aplicativo "Viver Zodiac", que contém uma série de benefícios na compra de medicamentos, informações sobre saúde e qualidade de vida, lembretes de consultas, diário para anotações do tratamento, agenda médica, entre outros serviços.
Agora uma nova facilidade entra em operação. Médicos e pontos de venda podem se cadastrar no aplicativo e facilitar a vida dos pacientes que procuram tanto por atendimento quanto por uma farmácia.
Veja outras notícias