Hora certa:
 

Notícias

Qual é a forma correta de armazenar e descartar medicamentos?

Os medicamentos possuem princípios ativos, responsáveis pelo efeito no organismo, e substâncias adicionais para manter a composição. Portanto, é ideal guardá-los em locais adequados para não sofrerem alterações na sua composição nem estragarem antes da validade. Camila Gomes, farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, explica os cuidados necessários que todos devem ter com eles.
 
"O principal é armazená-los em locais que não recebem raios solares, como armários fechados. Esse é o ambiente mais adequado porque muitos medicamentos são sensíveis à luz e ao calor, sendo conservados abaixo dos 30°C. A umidade é outro fator que deve ser considerado. Porém, também há os medicamentos que precisam ficar na geladeira, como a insulina. Grande parte das instruções estão presentes na bula", explica.

Camila reforça a necessidade de higienizar o local de armazenamento. "O procedimento correto é retirar todos os medicamentos para evitar que eles tenham contato com os produtos de limpeza. Em seguida, limpar qualquer tipo de poeira, sujeira ou mofo".

No momento de guardar os medicamentos, permaneça com a embalagem. Ela traz informações sobre o lote, a validade e o fabricante, que podem ser necessárias em algum momento. No caso de o produto ter vencido, não é recomendado ingeri-lo, pois é perigoso para a saúde e talvez nem tenha o efeito esperado. Para o descarte correto, ele deve ser levado para uma farmácia. Jogá-lo na pia ou no lixo comum trará prejuízos para o meio ambiente e para a sua saúde.

"A última dica é mantê-los fora do alcance de crianças, animais de estimação e pessoas que apresentem transtorno mental. Os idosos também devem receber uma atenção especial", finaliza a farmacêutica.


 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 44.200.30.73 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)