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Takeda incentiva a diversidade e a inclusão também fora da empresa

Expandir e fortalecer a cultura da Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) que a Takeda tanto pratica internamente para públicos externos é a nova iniciativa da biofarmacêutica no tema. Por isso, a Takeda acaba de incorporar regras visando assegurar os compromissos referentes aos temas de DE&I também entre fornecedores e parceiros da empresa, por meio de um amplo programa desenvolvido no Brasil e em outros países, com a participação das áreas Jurídica e de Procurement.

Desde novembro de 2021, está em vigor nos modelos de contratos da companhia a nova cláusula de Responsabilidade Ética e Social, atualizada com a inclusão de compromissos em DE&I e de combate a toda forma de preconceito e discriminação, determinada aos fornecedores e prestadores de serviços. Paralelamente, o time de Procurement está finalizando o processo de classificação de empresas parceiras de acordo com a atuação de cada uma em diversidade e inclusão. O programa deverá envolver ao todo cerca de 550 fornecedores da Takeda no Brasil.

Um passo fundamental para o avanço do programa é a autocertificação de fornecedores. Por meio de um portal, desenvolvido exclusivamente para esse projeto, as empresas parceiras deverão preencher um formulário para declarar se valorizam a diversidade e como se enquadram nas classificações e subclassificações de DE&I definidas pela Takeda. A partir dessas informações, o fornecedor será qualificado de acordo com os indicadores estabelecidos e, dependendo das políticas de diversidade que pratica, poderá receber tratamento diferenciado, como no caso de fornecedores de menor porte. 

“Nem todas as empresas têm a mesma capacidade tecnológica e fôlego financeiro que uma grande empresa. Então, temos de ajudar esses fornecedores, aplicando novas políticas de prazo de pagamento, por exemplo. Ou seja, a Takeda também precisa se adaptar para dar oportunidade para que os seus parceiros se desenvolvam”, detalha Juliana Martin, diretora de Procurement na Takeda Brasil.

“O programa vai muito além da atualização de um processo de compra. Representa qualificação, apoio técnico e, principalmente, incentivo à diversidade, equidade e inclusão. É uma forma de ampliar práticas inclusivas e dar continuidade ao nosso propósito global de construir um ambiente cada vez mais diverso, seguro, igualitário e livre de discriminação”, finaliza Juliana.

Diversidade, Equidade e Inclusão na Takeda

O Programa de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) da Takeda foi consolidado em 2019 a partir de cinco Comitês: Gênero, LGBTI+, Racial, Pessoas com Deficiência e Gerações. Em constante evolução, o Programa de DE&I ganhou em 2021 mais dois Comitês, o Religiosidades e Espiritualidades, que visa aprofundar o olhar e o conhecimento sobre as diversas possibilidades de exercer a religiosidade e a espiritualidade, e o Parentes e Cuidadores (PACT), que tem como objetivo apoiar funcionários que possuem dependentes sob a sua responsabilidade, independentemente de serem crianças, adultos ou idosos.

Recentemente, DE&I tornou-se uma área estratégica para a Takeda, passando a ter a mesma estrutura de uma área de negócios, com planejamento, estratégia e orçamento próprios.












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