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Takeda amplia programa de diversidade e oferece mentoria profissional para pessoas de fora da empresa

Com ênfase na diversidade e inclusão, a biofarmacêutica Takeda promoveu a primeira edição do Programa Voluntário Mentor, com o objetivo de compartilhar conhecimentos de seus colaboradores com profissionais selecionados por instituições parceiras, que atendem grupos sub-representados.

A iniciativa contou com a dedicação de 15 representantes de cinco Comitês de DE&I da Takeda: Gênero, LGBTI+, Étnico-Racial, Pessoas com Deficiência e Gerações. Os funcionários participaram de sessões de mentoria com 30 pessoas selecionadas por quatro instituições parceiras: Grupo Mulheres do Brasil, que atua com questões de gênero e LBTQ+; Instituto Identidades do Brasil (ID-BR), dedicado à igualdade racial; a iigual, que apoia pessoas com deficiência; e a Maturi, focada em pessoas 50+.

O programa Voluntário Mentor é uma realização conjunta das áreas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da Takeda com o objetivo de compartilhar conhecimento e experiência de seus colaboradores com profissionais em momentos diversos de carreira. A ação reforça o compromisso da empresa de construir um ambiente cada vez mais inclusivo, igualitário e diverso também fora da companhia, além de contribuir com a transformação social.

"Foi a primeira vez que realizamos um programa de mentoria para pessoas de fora da empresa e fomos surpreendidos de forma muito positiva com os resultados bilaterais. Os voluntários da Takeda, os mentores, além de compartilhar suas experiências de carreira, se sentiram igualmente beneficiados por aprenderem com seus mentorados, desenvolvendo competências como empatia e adaptabilidade. Além disso, foi mais uma forma de colocar em prática os conceitos de DE&I que tanto incentivamos aqui", detalha Eliane Pereira, diretora executiva de Recursos Humanos da Takeda no Brasil.

Rafael Fortes, diretor executivo de Patient Value & Market Access na Takeda Brasil, também responsável por Responsabilidade Social Corporativa, completa: "o voluntariado corporativo é hoje uma das mais eficientes estratégias de engajamento social. O programa está focado na nossa filosofia corporativa, que contempla 3Ps - pessoas, pacientes e planeta - e aumentou significativamente o senso de pertencimento dos colaboradores. Compartilhar conhecimento e experiência é uma maneira de construir relação com a comunidade para entender mais profundamente as dificuldades e barreiras sociais, de forma aumentar a perspectiva para buscarmos soluções mais sustentáveis, inclusivas e com maior equidade, reforçando assim a confiança com a sociedade."

De abrangência nacional, a 1ª edição do programa Voluntário Mentor teve a participação de mentorados de diferentes estados brasileiros: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Paraná e Pernambuco. A segunda edição está sendo planejada e tem previsão de lançamento até março de 2023.

Diversidade, Equidade e Inclusão na Takeda

O Programa de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) da Takeda foi consolidado em 2019 a partir de cinco Comitês: Gênero, LGBTI+, Racial, Pessoas com Deficiência e Gerações. Em constante evolução, o Programa de DE&I ganhou em 2021 mais dois Comitês, o Religiosidades e Espiritualidades, que visa aprofundar o olhar e o conhecimento sobre as diversas possibilidades de exercer a religiosidade e a espiritualidade, e o Parentes e Cuidadores (PACT), que tem como objetivo apoiar funcionários que possuem dependentes sob a sua responsabilidade, independentemente de serem crianças, adultos ou idosos.

Recentemente, no ano de 2021, DE&I tornou-se uma área estratégica para a Takeda, passando a ter a mesma estrutura de uma área de negócios, com planejamento, estratégia e orçamento próprios.

Responsabilidade Social Corporativa

Alinhados às prioridades estratégicas e visando alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a Takeda desenvolve uma série de ações e iniciativas, sempre de modo a sustentar os valores corporativos de longo prazo em dois grandes pilares: melhorar o acesso à saúde, principalmente nas áreas geográficas em que as necessidades médicas não atendidas são mais latentes, e fornecer apoio à prevenção de doenças, contribuindo para a saúde das comunidades.

 

 












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