Hora certa:
 

Notícias

Aché lança tratamento para tromboembolismo venoso

Doença é uma das principais causas de morte evitáveis do mundo: um a cada quatro pacientes morre em decorrência desse quadro

O Aché Laboratórios acaba de lançar o biossimilar VOLARE (enoxaparina sódica), medicamento biológico indicado para o tratamento do tromboembolismo venoso. O produto é fabricado na Espanha em parceria com o Laboratório Rovi. A trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. Uma vez formado, esse coágulo pode diminuir ou bloquear o fluxo do sangue, e até mesmo se soltar e viajar para outro órgão.
"Em alguns casos, esse trombo pode ir para o pulmão e causar embolia pulmonar, condição gravíssima que pode levar à morte", diz Dra. Luisa Alves, gerente médica da área de cuidados especiais do Aché Laboratórios. "O VOLARE é um medicamento que visa a prevenção e o tratamento dessas condições que podem levar à trombose", explica.

A trombose venosa é uma das principais causas de morte evitáveis do mundo: um a cada quatro pacientes morre em decorrência dessa complicação. Segundo o Dr. Eduardo Ramacciotti, cirurgião vascular, com foco em trombose, hemostasia e doenças das artérias periféricas da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, estima-se que a incidência de tromboembolismo venoso no Brasil é de aproximadamente 1 milhão de casos por ano. Muitos deles acontecem em pacientes internados em hospitais, sendo multicausais, por motivos pessoais e ambientais, causas genéticas ou adquiridas.
"As causas mais importantes incluem internações prolongadas, cirurgias, câncer e alterações genéticas. Os sintomas mais frequentes da trombose venosa são dores e inchaço das extremidades, enquanto os sintomas da embolia pulmonar são falta de ar e dor no peito. Mas existem muitos casos assintomáticos", diz o Dr. Ramacciotti.

Diz-se que a morte por TEV é uma causa evitável porque é possível combatê-la com algumas medidas simples referentes ao estilo de vida, como não fumar, controlar o peso, se alimentar bem, fazer exercícios físicos e hidratação. “Em casos específicos, como pacientes internados de alto risco, fazemos uso de anticoagulantes, dispositivos de compressão intermitente e meias elásticas”, diz o Dr. Ramacciotti.

BIOSSIMILAR
O VOLARE é um biossimilar que apresenta cinco diferentes dosagens e seis indicações de uso. Além do tratamento e prevenção da trombose venosa associada a cirurgias e doenças agudas, ele também atua no tratamento da angina instável e infarto do miocárdio, e como prevenção da formação de trombo na circulação extracorpórea durante a hemodiálise.

Os biossimilares são medicamentos biológicos desenvolvidos com base num medicamento de referência após expirar a patente. “Ele é desenvolvido mantendo a eficácia, segurança e qualidade do produto biológico já existente e já aprovado pelas agências regulatórias”, explica a Dra. Luisa Alves.
Segundo ela, os medicamentos biológicos representam a maior fonte de inovação da indústria farmacêutica, trazendo soluções para inúmeras doenças, que antes não possuíam terapias eficazes. Porém, são medicamentos de alto custo, ficando difícil a sua incorporação ao sistema público de saúde e, consequentemente, acesso à maioria da população. Por isso, a importância dos medicamentos biossimilares, que tentam cada vez mais diminuir custos e aumentar a acessibilidade da população.












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 34.239.158.223 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)