Hora certa:
 

Notícias

Takeda e Lupa firmam parceria para combater a desinformação sobre a dengue, visando contribuir com a saúde da população

Com a missão de proporcionar uma saúde melhor a todos, a biofarmacêutica Takeda lança ação inédita para combater a desinformação sobre a dengue, por meio da parceria com a Lupa, plataforma especializada em fact-checking. O primeiro tema do projeto é sobre "As verdades e as mentiras sobre a dengue e o mosquito Aedes no Brasil", disponível no site Conheça Dengue.

"Para a Takeda, o acesso à informação correta e de credibilidade é tão importante para a saúde e o bem-estar das pessoas quanto o acesso às inovações em saúde. Assim, a Lupa, irá checar notícias sobre dengue que possam conter desinformação, e contribuir com a disseminação e a ampliação da visibilidade de informações corretas sobre a doença e temas correlatos. Ao final, estamos compromissados com a sociedade brasileira na luta pela erradicação desta doença em nosso país e, sem dúvida, essa jornada passa pela informação adequada da sociedade", detalha Rodrigo Martins de Oliveira, diretor executivo de Business Operations da Takeda no Brasil, também responsável pela Comunicação Corporativa.

A checagem de fatos é um método jornalístico no qual é possível certificar se a informação divulgada foi obtida de fontes confiáveis, avaliar se é verdadeira ou falsa, e se é sustentável ou não. Além disso, o princípio de toda agência de checagem de fatos é a independência editorial, garantindo apartidarismo e transparência dos conteúdos.

"Ou seja, a iniciativa é da Takeda, mas a Lupa tem total autonomia nas verificações e reportagens produzidas. Posicionamento alinhado aos nossos princípios e valores, consolidados em mais de 240 anos de trajetória em relação à conduta de nossas ações", finaliza Oliveira.

O projeto envolve duas frentes: uma lista de verificações de notícias falsas que circulam nas redes sociais sobre a dengue e produção de reportagens relacionadas à doença.

"A sustentabilidade financeira é um desafio para a Lupa e sempre buscamos parceiros que estejam alinhados com a nossa missão de combate à desinformação e possam contribuir com a nossa diversificação de receita. Essa diversidade é fundamental para garantir a nossa independência editorial e a qualidade do que fazemos, que nos coloca em um papel de liderança neste mercado", afirma a diretora-executiva da Lupa, Natália Leal.

Conheça Dengue

Para contribuir com a disseminação de informações confiáveis e educativas a respeito da doença, a Takeda criou a iniciativa Conheça Dengue. O portal, que traz dados epidemiológicos atuais, mitos e verdades, informações sobre sinais e sintomas para identificar a dengue, tem como objetivo ser mais uma fonte confiável de informações e ajudar na conscientização e combate à doença no Brasil. O site também conta com uma área exclusiva para gestores de saúde, que encontram um consolidado da epidemiologia da doença, impacto econômico e informações científicas para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e se manter atualizado.












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 3.238.116.201 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)