Hora certa:
 

Notícias

Escola Superior do Instituto Butantan abre inscrições para o programa Cientista Mirim

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Cientista Mirim, organizado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) – órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). Alunos matriculados a partir do 2º ano do Ensino Médio poderão enviar suas candidaturas através de formulário online até o dia 19 de abril de 2024.

O programa Cientista Mirim oferece aos estudantes matriculados aulas teóricas sobre biossegurança, boas práticas de laboratório e armazenamento e descarte de resíduos, além de uma vivência prática no laboratório de pesquisa selecionado pelo estudante. 

“O Butantan é um lugar inspirador onde é feito desde a pesquisa fundamental até a produção de medicamentos e vacinas. Qual outro lugar no Brasil realiza pesquisas de forma tão complexa? Muita gente não entende o que é ser cientista, então nada como ir a campo para saber se é isso o que você quer para o seu futuro. O Butantan é o lugar perfeito para esses jovens testarem”, explica Vanessa Olzon Zambelli, coordenadora do programa Cientista Mirim.

Onze laboratórios do Butantan devem receber os jovens estudantes nesta edição: Laboratório da Dor e Sinalização; Laboratório de Coleções Zoológicas; Laboratório de Bacteriologia; Laboratório de Genética; Laboratório de Herpetologia; Laboratório de Fisiopatologia; Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD); Laboratório de Toxinologia Aplicada; Laboratório de Farmacologia; Laboratório de Imunopatologia; e Laboratório de Desenvolvimento e Inovação. É possível conferir a descrição dos projetos que serão desenvolvidos em cada laboratório e também o nome dos cientistas responsáveis na página do Cientista Mirim. 

Após a conclusão do projeto, os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus relatórios finais na Reunião Científica Anual do Butantan, além de serem incentivados a inscreverem suas pesquisas em congressos externos. 

Processo seletivo

O processo seletivo é dividido em duas etapas. Na primeira, o estudante deve enviar a média aritmética simples das notas de biologia, química, matemática e português informadas no boletim escolar de 2023, carta de recomendação fornecida pelo professor ou professora da disciplina de biologia e também carta de motivação escrita pelo aluno. 

Os candidatos aprovados para a segunda fase devem realizar, por fim, uma entrevista. O resultado final e convocação para matrícula serão divulgados no dia 31 de maio de 2024.

Após aprovação, os Cientistas Mirins deverão cumprir uma carga horária de 144 horas, dividida em seis meses a partir da data de ingresso. Cada estudante deverá frequentar o programa dois dias por semana, dedicando-se por três horas em cada um deles. As datas e horários do curso devem respeitar o cronograma escolar dos adolescentes.

 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 44.210.99.209 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)