Em encontro no Palácio do Setentrião, em Macapá, o Sindusfarma lançou um guia que explica a legislação que regula o acesso à biodiversidade e ao patrimônio genético no Brasil. Realizado em 24 de maio, o evento contou com a presença do governador do Amapá, Clécio Luís.
O Guia Técnico Normas de Acesso e Repartição de Benefícios (ABS) no Brasil é um importante instrumento de aprimoramento e competitividade da indústria farmacêutica instalada no Brasil, levando em consideração o grande potencial de uso da biodiversidade na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e na descoberta de novas frentes de atuação para o setor.
"As questões da biodiversidade e bieconomia devem ser tratadas com menos romantismo e mais ciência aplicada. Não adianta termos grandes pesquisadores, muita produção científica, se não tivermos resultados, medição de performance. E é o que vocês estão nos estão proporcionando. Desta forma, nos sentimos beneficiários dessa construção feita por vocês e as portas estão abertas para um projeto de pesquisa aplicada, de desenvolvimento de produtos e de negócios, ou seja, mostrar que é possível termos resultados como uma economia verde, uma economia ética, extraindo o que temos de melhor com responsablidade e visibilidade", disse o governador do Amapá, Clécio Luís.
Segundo o coordenador de Qualidade e Meio Ambiente do Sindusfarma, Diego Paludetti, que coordenou o projeto juntamente com diretora Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindusfarma, Rosana Mastellaro, o Guia foi concebido com o objetivo principal de explicar o tema com uma linguagem simples e de fácil entendimento para o público em geral e, em especial, às indústrias farmacêuticas.
Não tinha momento mais importante para lançar esse guia, pois bioeconomia é o tema do momento. Teremos a COP 2024, na Colômbia, que abordará Biodiversidade, os avanços do Protocolo de Nagoya. Então, todo mundo está falando sobre o tema, mas não adianta todo mundo falar se não houver entendimento, disse Diego.
Rosana Mastellaro destacou a atuação histórica do Sindusfarma na capacitação dos profissionais e das empresas do setor. O lançamento desse guia não encerra o nosso trabalho. Queremos trazer propostas onde forem necessários ajustes para que as indústrias não tenham receio de investir em produtos da nossa biodiversidade, disse Rosana.
O conteúdo do guia foi produzido em parceria com a GSS Carbono e Bioinovação. O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Edivan Andrade, marcou presença no evento.Leia e baixe o Guia
aqui.