Hora certa:
 

Notícias

Principal causa de cegueira irreversível, glaucoma já afeta a visão de 65 milhões pessoas

Diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para evitar progressão da doença

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira irreversível. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), essa condição afeta 65 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2,5 milhões delas apenas no Brasil.

Essa doença é resultado do aumento da pressão intraocular, que leva ao endurecimento do globo ocular e, consequentemente, à diminuição progressiva da visão. Geralmente, o glaucoma se manifesta em indivíduos acima dos 40 anos e atinge cerca de 20% dos idosos com mais de 75 anos. No entanto, não existem testes que possam prever se o paciente desenvolverá a doença, tornando as consultas preventivas fundamentais para um diagnóstico precoce, crucial para evitar a cegueira irreversível ao controlar a progressão da condição.

 "O glaucoma é uma condição progressiva que pode se desenvolver ao longo de anos antes que o paciente apresente os primeiros sintomas, sendo conhecido popularmente como o 'ladrão silencioso da visão'", explica o Dr. Rossen Mihaylov Hazarbassanov, gerente médico da União Química. "É de suma importância o acompanhamento oftalmológico, especialmente para aqueles com mais de 40 anos e/ou que apresentam predisposição genética, histórico familiar, além de fatores de risco, como outras doenças oculares, diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos", complementa.

Conscientização

Com o intuito de aumentar a conscientização sobre essa doença, a Genom, divisão de prescrição médica líder em oftalmologia da farmacêutica multinacional União Química, lança, no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, a campanha "Dê um Check na Visão". Essa campanha conta com um manifesto contendo fatores de atenção, informações sobre sintomas, tratamentos e causas do glaucoma, além de um questionário online para ajudar a população a identificar sinais de alerta e receber orientações sobre a doença.

Acessando o site www.genom.com.br/checkup-glaucoma/ o usuário responde a nove perguntas envolvendo histórico familiar, sintomas e condições pré-existentes. O resultado chega à caixa de e-mail do participante, indicando a possibilidade de glaucoma e reforçando a importância de visitar regularmente um oftalmologista para receber orientações médicas para proteção da saúde ocular adequadas.












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 3.236.142.143 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)