Com a missão de levar a maior diversidade de medicamentos ao maior número de médicos e pacientes, provendo soluções em saúde e transformando vidas, a Supera Farma também demonstra seu cuidado para um mundo melhor a todos os seres vivos. A farmacêutica é uma das apoiadoras da edição carioca do Jaguar Parade, movimento artístico que arrecada fundos para a conservação da onça-pintada e a preservação de seus habitats, por meio de sessões de "live painting" e de uma exposição ao ar livre que promove conscientização socioambiental, além de arte e muitas cores.
Nesta edição, a mostra chega ao Rio de Janeiro e espalhará pela cidade mais de 67 esculturas de onças customizadas por artistas locais e nacionais, exibidas gratuitamente, de 12 de julho a 11 de agosto, em pontos turísticos e principais espaços de circulação, como Orla, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, Centro, estações de Metrô, shoppings centers, aeroportos, praças e parques. Antes disso, as sessões de "live painting" ou pinturas ao vivo, que permitem que o público acompanhe o processo de pintura das esculturas temáticas, ocorrerão diariamente entre os dias 20 de junho e 10 de julho.
A Supera patrocina a obra "Festas das Cores", da artista carioca Pri Artte, que levará uma mensagem de amor e arte por meio de seu trabalho com street art, pop art em estilo cartoon e grafite; e a obra "Força e Esperança", de Alessandra Cafeu, ilustradora e pintora paulista que irá se inspirar na força e esperança que o jaguar representa em seu trabalho.
A partir da exibição pública, as obras estarão disponibilizadas para venda, através de leilões virtuais e presenciais, que destinarão 100% do lucro líquido para as ONGs parceiras: Onçafari, Panthera, Ampara Silvestre e FAS, que se dedicam em conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros, por meio de projetos voltados à ciência, educação e ecoturismo.
Confira a programação completa do Jaguar Parade em
https://jaguarparade.com/rio2024/.
Jaguar Parade: arte que salva o maior felino das Américas
A onça-pintada é o maior felino das Américas e, originalmente, habitava desde os Estados Unidos até a Argentina. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil.
Pelo fato de estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, as crescentes alterações ambientais como o desmatamento, caça ilegal e poluição são as principais causas da severa diminuição da sua população.
A primeira Jaguar Parade aconteceu em São Paulo, em 2019, e foi considerada a maior exposição de arte ao ar livre da história da cidade. Aproximadamente, 10 milhões de pessoas viram as obras em suas ruas e parques. Após o hiato da pandemia, em 2021 as onças ressurgiram numa grande exposição em Belo Horizonte, com mais de 60 obras expostas na capital mineira.
Em 2022, foi a vez da edição em Nova York. O evento, que impactou milhões de pessoas nas ruas e pela Internet, contou com ações especiais como pinturas ao vivo, debates entre artistas e oficinas de arte presenciais e online, além de uma experiência imersiva no Metaverso. Por lá, foram 40 esculturas exibidas nos locais mais icônicos, como Times Square, Central Park, World Trade Center e durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Já a última edição, que ocorreu em Florianópolis, em 2023, encantou mais de 700 mil pessoas com a participação de artistas do cenário da arte local e nacional que deixaram suas marcas nas obras que foram exibidas gratuitamente em pontos turísticos e principais espaços de grande circulação de público, como a Ponte Hercílio Luz, Avenida Beira-mar Norte, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa, Jurerê, entre outros.
A Jaguar Parade é apresentada pelo Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura. A realização do evento é da Artery, empresa referência na criação e promoção de projetos de arte ligados a causas socioambientais, liderada por seus sócios, Giovane Pasa e Carol Barreto. Com a venda das obras de todas as edições dos eventos, já foram arrecadados mais de R$ 1.600.000,00, contribuindo com as ONGs parceiras, que são reconhecidas pelo trabalho de conservação ambiental e das onças-pintadas.