A cartilha Pessoas com Deficiência foi lançada pelo Sindusfarma em evento on-line que contou com a palestra da senadora Mara Gabrilli. A publicação orienta as empresas sobre a contratação e inserção de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho em seus diversos aspectos: busca e abordagem dos candidatos, processo seletivo, orientação dos gestores etc.
Quem tem deficiência mesmo são as cidades e as organizações, pois não estão preparadas [para dar acessibilidade às pessoas], disse a senadora Mara Gabrilli. Quando a gente fala de inclusão [de pessoas com deficiência], falamos de uma cadeia, afirmou, referindo-se ao conjunto de ações e mudanças culturais que precisam ser realizadas por cada indivíduo e pela sociedade brasileira para garantir essa inclusão; iniciativas que vão muito além da chamada acessibilidade estrutural. Parabéns ao Sindusfarma pela Cartilha.
Ao fazer a abertura do evento, o presidente executivo da entidade, Nelson Mussolini, disse que incentivar as empresas do setor a contratar pessoas com deficiência é uma ação normal da indústria farmacêutica. Porque o nosso dia a dia [da indústria farmacêutica] é cuidar da saúde; e ampliar a saúde também é dar oportunidade às pessoas, afirmou.
A obra foi elaborada por Denise Porto e Felipe Rojas, integrantes do Grupo Pessoas com Deficiência do Sindusfarma, com a supervisão do gerente de Relações Sindicais Trabalhistas do Sindusfarma, Arnaldo Pedace.
Estamos desmistificando o tema e mostrando o quão valoroso é o trabalho das pessoas com deficiência, disse Denise Porto, que, juntamente com Felipe Rojas, lidera o programa de inclusão de pessoas com deficiência da Supera Farma.
Mais do que viabilizar o cumprimento da legislação vigente no país, a cartilha do Sindusfarma pretende contribuir para a construção de equipes diversificadas e talentosas nas empresas do setor, afirma Arnaldo Pedace.
O diretor de Relações Institucionais do Sindusfarma, Renato Benine, que já trabalhou com Mara Gabrilli, fez a apresentação da senadora. Mara é a pessoa que mais me ensinou a viver sem limites, disse.
Mobilização mundial
A senadora Mara Gabrilli destacou a importância da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015), da qual foi uma das mentoras, norteada pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada em 2006. A convenção conta atualmente com a adesão de 186 países, inclusive o Brasil.
Recentemente, Mara Gabrilli foi reeleita para o Comitê da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, para um novo mandato de quatro anos (2025 a 2028). A senadora fez parte do Comitê entre 2019 e 2022.
Pacto pioneiro
Em 2006, o Sindusfarma firmou o inédito Pacto Coletivo para Inclusão de Pessoas com Deficiência, iniciativa pioneira dentre todos os segmentos econômicos do país, com o objetivo de incentivar as empresas da cadeia produtiva farmacêutica a contratar pessoas com deficiência.
Idealizado pelo Sindusfarma e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo (SRTE-SP), o acordo foi firmado com sindicatos de trabalhadores filiados às centrais CUT e Força Sindical em 2006, com o aval da SRTE-SP, e renovado em 2011.
Clique
aqui para baixar e ler a cartilha.