Notícias
MSD integra o Pacto Global da ONU
A MSD acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, uma iniciativa da Nações Unidas (ONU) criada para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
O Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis.
A MSD abraçou quatro movimentos, que visam o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a agenda de 2030.
Movimento Elas Lideram, que visa alcançar 30% dos cargos de alta liderança e 50% dos cargos de alta liderança ocupados por mulheres até 2030;
Movimento Mente em Foco, que coloca como meta ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento, garantir a avaliação permanente dos colaboradores, desenvolver um programa antiestigma, oferecer orientação e manejo de crises, manter gestores engajados, com capacitação para atuar em relação ao tema e orientação sobre as melhores condutas e promover ações de incentivo à saúde mental;
Movimento Salário Digno, que traz como pilares 100% dos funcionários em toda a operação da organização com salário digno até 2030, 100% de funcionários contratados e/ou terceirizados com salário digno até 2030 e promover e engajar toda a cadeia de suprimentos para desenvolver metas de salário digno até 2030;
Movimento Educa, com foco no aumento da escolaridade da população, na inclusão produtiva de jovens e no aumento de mulheres em STEM (grupo de carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática), oferecer a todos os funcionários da organização que não possuem Ensino Médio ou Técnico a possibilidade de conclui-lo até 2030, oferecer a todos os funcionários da organização e terceiros que não possuem Ensino Médio ou Técnico possibilidade de conclui-lo até 2030, ou meta de 30% de funcionários da organização com Ensino Superior concluído até 2030, atingir a cota legal de Aprendiz até 2030, considerando a inclusão da diversidade, e formar todos os jovens em desenvolvimento sustentável e oferecer desenvolvimento profissional para mulheres e todas as suas interseccionalidades em carreira STEM, seja em suas atividades finalísticas ou de suporte.
"Estamos comprometidos com o Pacto Global da ONU e temos feito progressos significativos em relação às metas globais de ESG. Nossos esforços se concentram em melhorar a gestão ambiental, aprimorar as relações de trabalho, expandir oportunidades de emprego para grupos minorizados, aumentar o acesso à saúde e buscar transparência nas relações com os stakeholders. Esta citação reflete o nosso propósito e determinação em seguir o caminho da sustentabilidade e do impacto social", afirma Hugo Nisenbom, Presidente da MSD no Brasil.
Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos Dez Princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.
O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2.000 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.
Veja outras notícias