Notícias
Johnson & Johnson anuncia esforço colaborativo com USAID
A Johnson & Johnson anunciou um esforço colaborativo com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Fundação Johnson & Johnson (J&J) de forma a ampliar o apoio de capacitação a profissionais de saúde na América Latina e no Caribe. O anúncio foi feito durante uma cerimônia de assinatura paralela ao 61º Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
"Os profissionais de saúde especialmente enfermeiros e agentes comunitários são a espinha dorsal dos nossos sistemas de saúde, mas, em muitos lugares, as equipes estão sobrecarregadas e enfrentam desafios para oferecer cuidados em suas comunidades", disse Vanessa Broadhurst, Vice-Presidente Executiva de Assuntos Corporativos Globais da Johnson & Johnson. "Por meio desses esforços, podemos capacitar os profissionais de saúde para fortalecer os sistemas de saúde e reduzir a lacuna entre as comunidades e o atendimento."
Nos termos do Memorando de Entendimento (MoU), o esforço colaborativo unirá forças para contribuir com a capacitação e ampliar a presença dos profissionais de saúde, criar oportunidades de carreira que apoiem uma força de trabalho diversificada e ajudar a fortalecer as instituições para melhor atender às necessidades de suas comunidades. Por meio dessas abordagens, o projeto ajudará a expandir a força de trabalho qualificada para fornecer um atendimento de saúde de qualidade em toda a região, começando pelo Brasil e Colômbia.
O compromisso conjunto avançará os esforços do Americas Health Corps (AHC), lançado pelo governo dos EUA e pela OPAS em 2022 como uma resposta direta à escassez de profissionais de saúde na região, exacerbada pelas demissões em massa e migrações durante a pandemia de COVID-19. Até o momento, o AHC já treinou 236 mil profissionais de saúde em 22 países.
"Estabelecer uma força de trabalho forte e bem treinada é a base do nosso trabalho para aumentar o acesso a cuidados equitativos e proteger as comunidades contra ameaças à saúde," disse Atul Gawande, Administrador Adjunto de Saúde Global da USAID. "Aproveitando o alcance, a força e a expertise de colaboradores, incluindo Johnson & Johnson e a Fundação J&J, podemos ajudar a expandir e fortalecer uma força de trabalho capacitada para apoiar comunidades mais saudáveis."
Na América Latina e no Caribe, há uma escassez de profissionais de saúde, deixando muitas comunidades sem acesso a serviços essenciais de saúde. Esse impacto é especialmente forte entre os agentes comunitários, que muitas vezes vêm das próprias comunidades que atendem e compreendem as necessidades culturais e nuances para conectar as pessoas ao atendimento.
"Estamos extremamente orgulhosos de colaborar com a USAID e a Fundação J&J na América Latina," afirma Bruno Costa Gabriel, Vice-Presidente Internacional da Johnson & Johnson para a América Latina. "Trabalhando juntos, nosso objetivo é aumentar as capacidades dos profissionais de saúde na nossa região para que, em última análise, os pacientes possam receber um melhor atendimento"
Veja outras notícias