Hora certa:
 

Notícias

Ator Paulo Vilhena é o convidado do Biolab Cast sobre saúde masculina

Com o título “Homem não se cuida?”, o Biolab Cast, videocast da Biolab Farmacêutica, destacou a importância de informar e conscientizar os homens durante a campanha Novembro Azul. O episódio mediado pelo psiquiatra Jairo Bouer, trouxe a experiência médica do urologista Dr. Carlos Sacomani, Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, e da ginecologista e mastologista dra. Morgana Domingues da Silva, formada pela Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). O videocast ainda tem a participação especial do ator, apresentador e empresário Paulo Vilhena.
 
Durante o Novembro Azul, a campanha visa promover a conscientização da saúde masculina, incluindo saúde mental, sexual, cardiovascular e a prevenção do câncer de próstata. A médica Morgana Domingues destaca que muitos homens relutam em procurar atendimento médico, o que impede diagnósticos precoces de doenças como o câncer de próstata, e, quando detectado antecipadamente, possui melhores opções de tratamento.
 
“Os homens vão pouco ao médico, e geralmente quem os leva é uma mulher. É um desafio para nós, profissionais da saúde, enfatizar que o diagnóstico precoce de algumas doenças é fundamental para melhorar a qualidade de vida e a longevidade,” afirma Morgana.
 
Outro ponto importante é a baixa adesão dos homens ao autocuidado e às práticas preventivas de saúde, como evidencia a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Criada para sensibilizar e facilitar o acesso aos cuidados médicos, a PNAISH destaca a importância de atenção à saúde cardiovascular. Segundo o Dr. Carlos Sacomani, dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que 49% dos homens só buscam o médico quando apresentam sintomas, enquanto 51% nunca foram ao urologista.
 
A saúde mental masculina é ainda mais preocupante. Muitos homens só procuram ajuda psicológica em casos graves, frequentemente incentivados por familiares. O ator Paulo Vilhena compartilha sua experiência pessoal em buscar apoio profissional para questões psicológicas e comenta sobre a resistência que os homens sentem ao tratar de seu bem-estar emocional: “Entre o cuidado físico e o mental, o homem ainda está distante de buscar ajuda para este segundo. Procurar um profissional da psicologia continua sendo um grande tabu para muitos,” observa Paulo.

Assista ao episódio na íntegra: https://youtu.be/nuDEs1EvEUI?si=UMnoXTi_9WFF59JX












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 18.97.14.80 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)