Notícias
Inclusão e liderança feminina na Sandoz
O Dia Internacional da Mulher é um momento de celebrar conquistas e refletir sobre os desafios que ainda precisam ser superados para alcançar a equidade de gênero no mercado de trabalho. Em um setor historicamente masculino, Geisa Cavalari, Diretora de Portfólio e Lançamentos da Sandoz, se destaca como uma das lideranças femininas que vêm transformando a indústria farmacêutica e abrindo caminho para outras gerações.
Graduada em Ciências Farmacêuticas e pós-graduada em Administração Industrial pela USP, Geisa também é especializada em Direito Sanitário e certificada como conselheira pela Board Academy. Com mais de 20 anos de experiência no setor, consolidou sua trajetória em posições estratégicas, atuando em áreas como assuntos regulatórios, parcerias estratégicas com o governo (PDP), desenvolvimento de negócios, inteligência de mercado e inovação digital. Atualmente, lidera iniciativas de acesso à saúde e sustentabilidade do setor que impactam diretamente o mercado brasileiro.
Resiliência e identidade: os desafios da trajetória pessoal e profissional
Sua jornada, no entanto, vai além das realizações profissionais. Filha de uma mulher negra e educadora, Geisa perdeu a mãe ainda na infância e cresceu sem referências de identidade racial dentro do próprio núcleo familiar, precisou buscar sua identidade e trilhar um caminho, muitas vezes solitário, para chegar onde está.
Ao longo da carreira, viu muitas mulheres tendo que se adaptar a um modelo masculinizado para serem reconhecidas. "Se eu pudesse dar um conselho para as mulheres que estão iniciando suas carreiras, diria para nunca se moldarem ao que esperam delas. A maior força que temos é sermos exatamente quem somos. Construímos nosso espaço não apenas ocupando cargos, mas transformando ambientes e abrindo portas para outras mulheres. Minha trajetória me ensinou que não basta chegar lá, precisamos garantir que mais pessoas tenham essa oportunidade.
Na Sandoz, a diversidade, equidade e inclusão fazem parte da cultura da empresa e são valores incorporados ao Código de Ética da companhia. Geisa acompanha e valoriza iniciativas que vão além do discurso e que se traduzem em ações concretas, como:
Mentoria para mulheres, ministrada pela própria Geisa, incentivando o desenvolvimento de talentos e a construção de um futuro mais diverso e justo.
Criação de vagas afirmativas para ampliar a representatividade racial dentro da companhia.
Programas voltados à segurança psicológica no ambiente de trabalho.
Grupos de Afinidade (GA), redes voluntárias que conectam pessoas com interesses e perspectivas compartilhadas, promovendo debates e ampliando a inclusão.
Programas de apoio como o Maternar e o Maternagem a Bordo, que buscam minimizar os impactos da licença-maternidade e paternidade, oferecendo suporte antes, durante e no retorno ao trabalho. Esses programas ajudam mães e pais a se reintegrarem às atividades com foco e assertividade.
Atualmente, além de Geisa, outras seis mulheres fazem parte da alta liderança da Sandoz e 70% das mulheres líderes da empresa são mães, reforçando o compromisso da companhia em garantir um ambiente em que as mulheres se sintam seguras para atingir os seus objetivos e sonhos, tanto pessoais quanto de carreira.
Veja outras notícias