Hora certa:
 

Notícias

Equilíbrio Corpo e Mente: a chave para o bem estar feminino

As transformações hormonais acompanham a mulher em todas as fases da vida, influenciando energia, humor, sono e até a maneira como o corpo responde ao estresse. Da adolescência à menopausa, tais mudanças impactam a saúde física e mental, exigindo cuidados que ajudem a manter o equilíbrio e o bem-estar.
 
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Juliana Romantini, - treinadora corpo & mente, especialista em Mindfulness, habilitada em Medicina do Estilo de Vida por Harvard e criadora do método Prática Integral - convida a uma reflexão sobre a conexão com o próprio corpo e a importância de adotar técnicas que promovam saúde e qualidade de vida.
 
Nesse contexto, a prática de atividade física, aliada a uma alimentação equilibrada e a um sono de qualidade, pode fazer toda a diferença.
 
A treinadora explica que exercícios regulares ajudam a equilibrar os níveis de cortisol, diminuindo os impactos do estresse, além de estimularem neurotransmissores como serotonina e dopamina, que influenciam diretamente o humor e a sensação de bem-estar.
 
Durante o ciclo menstrual, por exemplo, técnicas respiratórias e de mindfulness ajudam a reduzir irritabilidade e oscilações emocionais. Na perimenopausa e menopausa, exercícios que fortalecem a musculatura e promovem relaxamento são aliados para amenizar sintomas como insônia e ondas de calor. “Quando a mulher estabelece uma conexão consigo mesma e investe em autocuidado, ela constrói um caminho sólido para alcançar um envelhecimento saudável”, explica Romantini.
 
Juliana reforça que o bem-estar integral vai além do movimento:  “Práticas que conectam corpo e mente potencializam esses benefícios, como as técnicas de atenção plena e respiração consciente que utilizo na metodologia Prática Integral. São abordagens que ajudam a ampliar a percepção sobre as necessidades do organismo, permitindo que a mulher se adapte melhor às suas fases hormonais”, afirma a especialista.
 
Segundo ela, entender os sinais do corpo e agir com equilíbrio é uma forma de fortalecer a mulher para todos os desafios da vida. “O que proponho neste mês é ampliarmos as reflexões para questões que vão além das conquistas sociais e profissionais. A data é um convite para que a mulher priorize o autocuidado e valorize sua saúde, integrando práticas que promovam saúde, equilíbrio e qualidade de vida", conclui Romantini.
 

Sobre a Prática Integral

Método de treinamento físico e mental, criado por Juliana Romantini, para auxiliar a atingir o potencial máximo em saúde, bem-estar e equilíbrio através dos seguintes pilares: movimento, viver no agora, contato com a natureza, senso de comunidade, autoconhecimento, equilíbrio, generosidade e comportamento alimentar.
 
 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 18.97.14.89 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)