Hora certa:
 

Notícias

Setor farmacêutico em alerta com adequação à RDC 430 da Anvisa

A partir do dia 16 de março, milhões de pacientes que precisam de medicamentos sensíveis à temperatura e umidade ganham um novo aliado. A Resolução  da Diretoria Colegiada (RDC) 430, que estabelece normas ainda mais rigorosas para transporte, monitoramento climático e armazenamento de medicamentos termolábeis, é um dos mais importantes instrumentos normativos criados pela Anvisa para a eficácia de tratamentos de saúde.

A RDC 430 determina que tais medicamentos devem ser monitorados durante toda a cadeia logística, desde a fábrica até a entrega ao consumidor. “Isso significa que, terminado o prazo para adequação, às Vigilâncias Sanitárias já poderão multar, suspender atividades, reter cargas e até cassar licenças de empresas que não estiverem cumprindo a resolução”, alerta Luiz Renato Hauly, CEO da healthtech Pharmalog S.A.

Hauly ainda diz que o momento também é de crescente conscientização da população a respeito dos riscos à saúde e bem-estar de milhões de pessoas que dependem da eficácia e da segurança dos medicamentos. “Quanto mais tomarmos conhecimento do quanto o armazenamento e o transporte inadequados comprometem os tratamentos, mais as empresas sentirão a urgência em se adequar”, avalia ele.

As novas necessidades geradas pela RDC 430 estão fazendo, inclusive, crescer a busca por soluções tecnológicas para monitoramento de temperatura e umidade, para a qualificação do transporte e até para as embalagens. 

 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 18.97.14.89 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)