Notícias
Projeto da Supera Farma reforça conscientização sobre autistmo
Com o compromisso de promover informação de qualidade e acolhimento para famílias e profissionais da saúde, o projeto Autismo em Dia segue como uma referência e ferramenta na conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Realizado pela Supera Farma, o projeto visa ampliar o acesso a conteúdos confiáveis, desmistificar o autismo e incentivar o diagnóstico precoce, garantindo mais inclusão e suporte para pessoas autistas.
Neste ano, no mês em que de celebra a Conscientização do Autismo, o Autismo em Dia intensifica suas ações, trazendo uma série de conteúdos especiais, histórias reais e informações relevantes para sensibilizar a sociedade sobre a importância do acolhimento e da inclusão. A iniciativa busca não apenas informar, mas também dar voz às famílias, profissionais e, principalmente, às pessoas autistas.
O projeto Autismo em Dia foi criado para ser uma fonte confiável de informação, mas também um espaço de acolhimento e inspiração. Sabemos que o caminho do diagnóstico e do tratamento pode ser desafiador, e nosso objetivo é mostrar que ninguém está sozinho nessa jornada, destaca Marcio Biazini, gerente de marketing.
Além do site com artigos, vídeos e materiais educativos, o projeto também marca presença nas redes sociais, promovendo diálogos importantes e dando visibilidade a temas como inclusão escolar, mercado de trabalho e desenvolvimento infantil.
O projeto também conta com uma novidade especial: a chegada de Tabata Cristine (@tabata_meumundoatipico), criadora de conteúdo sobre autismo, TDAH e bipolaridade, para colaborar com o Autismo em Dia. A participação da Tabata traz uma perspectiva ainda mais próxima da realidade de muitas famílias, destacando que é relativamente comum que pessoas autistas também tenham TDAH e bipolaridade. Estudos mostram uma sobreposição significativa entre esses transtornos por exemplo, cerca de 20% das pessoas com TDAH também apresentam algum tipo de transtorno bipolar. Além disso, sintomas como hiperatividade, impulsividade e desregulação emocional podem aparecer tanto no autismo quanto no transtorno bipolar, o que pode dificultar o diagnóstico e o tratamento. Por isso, o acompanhamento por uma equipe médica especializada é fundamental.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi estabelecido pela ONU em 2007, com o objetivo de difundir informações sobre o autismo e promover a inclusão de pessoas com TEA em todas as esferas da sociedade. No Brasil, diversas iniciativas se mobilizam durante o mês de abril, conhecido como Abril Azul, para ampliar a visibilidade da causa.
Em um cenário onde a desinformação ainda é uma barreira significativa, o Autismo em Dia reforça a necessidade de unir ciência, empatia e representatividade.
Veja outras notícias