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Preços de medicamentos sofrem variações de mais de 200%
A primeira semana após o reajuste anual de medicamentos, que entrou em vigor em 1º de abril em todo o país, registrou variações superiores a 200% no preço de um mesmo remédio. O dado é da CliqueFarma|Afya, plataforma de comparação de preços de medicamentos com mais 80 redes de farmácias parceiras cadastradas.
O vice-presidente de Soluções para Prática Médica da Afya, Lélio Souza, explica que o reajuste médio de 3,83%, aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), incide sobre o Preço Máximo ao Consumidor (PMC) um valor que serve como teto para o mercado, mas que não determina o preço final praticado pelas farmácias.
Isso acontece porque os estabelecimentos têm liberdade para adotar suas próprias estratégias comerciais, aplicando descontos e promoções. Por isso, mesmo com a alta autorizada, é comum encontrar variações expressivas nos preços dos medicamentos entre diferentes redes.
Em 2024, por exemplo, dados da CliqueFarma|Afya mostraram que alguns medicamentos registraram variações superiores a 300% ao longo do ano. Um exemplo é a Rivaroxabana, anticoagulante cujo preço variou até 359% entre diferentes farmácias", explica Souza.
Já em 2025, logo na primeira semana após o reajuste, a CliqueFarma|Afya identificou oscilações superiores a 200% nos preços de alguns medicamentos. Um caso é o Letrozol, utilizado no tratamento oncológico: em 31 de março, o medicamento era vendido a partir de R$ 31,90, mas chegou a custar, no mínimo, R$ 100,99 a partir de 1º de abril uma diferença de 216,58%. Neste caso, embora o aumento sentido pelo consumidor tenha sido maior, o valor ainda está dentro do Preço Máximo ao Consumidor definido pela CMED.
O levantamento realizado pela CliqueFarma|Afya considera o valor mínimo de cada produto nas principais redes de farmácia do país, antes e após o reajuste.
Na avaliação de Lélio Souza, os novos preços podem comprometer a continuidade de tratamentos médicos, especialmente em populações de baixa renda. O aumento nos custos pode levar à interrupção de terapias essenciais, impactando a saúde. E, em alguns casos, gerando uma maior demanda por atendimentos médicos devido ao agravamento de doenças, afirmou.
Já no dia a dia das farmácias, ele observa que uma possível tendência é o consumidor buscar alternativas mais acessíveis, como genéricos e similares, o que pode afetar as vendas de medicamentos de marca e exigir ajustes na precificação e nas políticas de desconto.
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