Hora certa:
 

Notícias

Canabidiol full spectrum

Canabidiol full spectrum: como a formulação mais completa da cannabis pode ampliar os efeitos terapêuticos no tratamento da dor

Composição do medicamento exige menos dosagem e tem proporcionado melhora significativa em pacientes com dores crônicas, como fibromialgia, endometriose e lesões traumáticas, entre outras
 
Com o avanço da medicina canabinoide e a crescente procura por terapias alternativas no Brasil, os medicamentos à base de cannabis vêm ganhando mais espaço no tratamento de diversas condições clínicas, incluindo a dor crônica.
 
Diferentemente de medicamentos com canabidiol (CBD) isolado, os extratos full spectrum mantêm a presença de outros compostos naturais da planta, como terpenos e o tetrahidrocanabinol (THC), em concentrações controladas (até 0,2%, conforme permitido pela Anvisa). Essa combinação potencializa os efeitos terapêuticos por meio do chamado "efeito entourage", uma sinergia entre os compostos.
 
O medicamento atua através de receptores do sistema endocanabinoide, localizados principalmente no sistema nervoso central. Esse sistema regula funções essenciais como dor, humor, apetite, resposta inflamatória e imunidade. Quando ativado de forma equilibrada, pode ajudar o corpo a corrigir diversos desequilíbrios fisiológicos.
 
Estudos indicam que os medicamentos à base de cannabis full spectrum são bem tolerados e, muitas vezes, exigem doses menores do que as formulações com CBD isolado para alcançar os mesmos efeitos terapêuticos. Segundo o ortopedista Frederico Barra, doutor em Ciências da Saúde e professor adjunto na Universidade Federal de Goiás (UFG), essa diferença se deve à ação conjunta dos compostos da planta, conhecida como efeito entourage, que potencializa os resultados clínicos.












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 18.97.14.83 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)